Itaíba realiza projeto piloto numa parceria prefeitura e Sebrae

publicado: 14/02/2022 07h00,
última modificação: 21/02/2022 14h10

Pelo menos 38 pequenos produtores rurais de Itaíba participaram de forma pioneira de um projeto piloto de capacitação em Pernambuco, numa parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas – SEBRAE direcionado ao melhoramento genético do rebanho. Eles receberam capacitação para o manejo na implantação do sêmen das melhores raças leiteiras mundial em 04 cursos realizados quatro localidades do município.

Segundo a diretora de Agricultura, Josiene Fortunato, “os cursos foram possível graças a visão desenvolvimentista do governo municipal que determinou ações e projetos no sentido de atender os produtores rurais e melhorar ainda mais nosso rebanho e a bacia leiteira do município. Projeto que deve prosseguir esse ano atendendo a mais criadores”.

Com o objetivo de facilitar a vida dos produtores rurais, a prefeitura de Itaíba, através da Diretoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, firmou a parceria inédita com o Sebrae realizando os cursos em Itaíba (sede), Distrito de Negras, Sítio Pinhões e Riacho Seco entre os meses de junho e dezembro de 2021.

Vários dos produtores que participaram do curso já possuíam o botijão de sêmen, mas nunca tiveram oportunidade de fazer um curso de qualificação no próprio município tendo que se deslocar até Garanhuns, a onde as vagas eram limitadas e obrigava o produtor a ficar a semana toda fora das suas atividades diárias.

O projeto deu tão certo que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já está fazendo o planejamento para as ações em 2022, ampliando o alcance do trabalho que deverá render importantes resultados no futuro próximo. Através do projeto, os pequenos produtores podem realizar os procedimentos de inseminação sem precisar esperar um profissional e no momento certo do cio dos animais.