Itaíba comemora 01 ano do Raio X com mais de 2,1 mil exames realizados

publicado: 06/09/2021 19h59,
última modificação: 06/09/2021 20h00

Na sexta-feira (03), a prefeita de Itaíba, Regina Cunha, celebrou em solenidade no Hospital Municipal João Vicente, um ano da implantação do Setor de Radiologia realizado em setembro do ano passado que mudou a vida de muitos itaibenses que não precisam mais se deslocar para outras cidades em busca de exames. Já são mais de 2 mil exames realizados. Para Regina, a maior alegria é ver a população sendo bem atendida e feliz.

“Quando pensamos em implantar um Raio X em nosso hospital tínhamos exatamente a preocupação de evitar que os itaibenses precisassem sair para outras cidades em busca de uma simples radiografia, um serviço de atendimento imediato em casos de fraturas e outros. Me sinto feliz em saber que nosso povo está sendo bem atendido e cuidado por nossa equipe de saúde”, falou.

Desde que entrou em funcionamento, o Centro de Raio X já realizou 2.149 exames beneficiando os itaibenses que não precisaram se deslocar para outros centros de saúde. Foram identificadas 194 fraturas e realizadas 388 imobilizações. O setor é comandado pelo médico ortopedista, Dr. Julião.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Teotônio, o gratificante é poder ajudar as pessoas a resolver seus problemas. Para ele, esse é um trabalho que não tem preço, principalmente por poder resolver grande parte dos problemas na própria cidade.  

“Esse equipamento de radiologia no município é muito importante. Ele evita viagens desnecessárias dos pacientes e também para fazer algum diagnóstico de fraturas, de pneumonia de pulmão do paciente, entre outros. Então, facilita muito e auxilia o médico no diagnóstico, principalmente de fraturas. O problema desse paciente já é resolvido aqui, sem ele precisar se deslocar para outra cidade”, ressaltou.

Para a técnica em Radiologia, Laissia Vieira, a chegada do serviço foi também uma oportunidade para ela entrar no mercado de trabalho.

”Era uma coisa que eu nunca imaginei trabalhar aqui, porque não tinha esse setor de radiologia aqui na cidade. Eu fiz esse curso para trabalhar fora. Então a partir do momento em que a prefeita colocou esse setor de radiologia, ela viu a importância do setor de radiologia aqui na nossa cidade”, afirmou Laissia.

Mas, quem mais comemora a implantação do serviço de Raio X, é a população, como o jovem José Sebastian. “O Raio X na cidade é importante porque, como eu tive uma fratura no meu braço, se não tivesse um Raio X aqui na cidade tinha que sair pra Arcoverde, Garanhuns, até Caruaru ou Recife. Com o Raio X na cidade fica muito melhor, porque aqui mesmo a gente faz o exame, imobiliza se precisar ou então já encaminha pra cirurgia”.