PREFEITURA INICIA COMBATE AO ANALFABETISMO EM 10 COMUNIDADES

Pelo menos dez comunidades, incluindo a sede da cidade de Itaíba, serão beneficiadas com a chegada do Programa Brasil Alfabetizado, numa parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através da Secretaria Municipal de Educação, revelou a prefeita Regina Cunha que fez a adesão ao programa que pretende amenizar e erradicar o Analfabetismo no município.

No último sábado (16), dez (10) alfabetizadores e dois (2) coordenadores participaram do I Encontro de Formação do Programa. Segundo o Secretário de Educação, Júnior Cezar Brandão, nesta primeira etapa do programa serão atendidas 150 pessoas que serão alfabetizadas dentro do EJA (Educação de Jovens e Adultos). As comunidades atendidas serão: a sede de Itaíba, Distrito de Negras,  Assentamento Barra Verde, Sitio Angélica, Sítio Umburana, Sítio Bro, Sítio Queimada Redonda,  Sítio Nóia, Sitio Barra Formosa e Sítio Lagoa do Bento. As aulas deverão iniciar esta semana.

Segundo Amon Ramos, da equipe de coordenação e planejamento da secretaria de Educação do município, a cada quinze dias serão realizadas formações continuadas, capacitando os professores e coordenadores do Brasil Alfabetizado em Itaíba. Posteriormente a oferta de vagas para novos alunos será ampliada atendendo a mais comunidades e alfabetizandos.

Os Alfabetizadores atuantes receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 reais durante 8 meses e os coordenadores municipais receberão terão uma bolsa no valor de R$600,00 durante o mesmo período. Além disso, a secretaria de Educação vai garantir aos alunos a merenda e material escolar.

“Uma de nossas primeiras preocupações ao assumirmos o governo foi levar dignidade e oportunidades para nossa gente e o combate ao analfabetismo era uma das prioridades que tínhamos traçado e agora, com a graça de Deus e o trabalho de nossos colaboradores, estamos dando o primeiro passo neste caminho”, afirmou a prefeita Regina Cunha.