Prefeitura garante exames de vista para pacientes em Garanhuns

Pelo menos 25 pessoas foram beneficiadas nesta terça-feira (17) com exames de vistas gratuitos na cidade de Garanhuns, numa parceria entre a Prefeitura de Itaíba, através da Secretaria de Saúde, e a rede de óticas “Ótica Diniz”.

A ação é resultado da Feira de Saúde e Assistência Social realizada no início de abril pela Prefeitura de Itaíba e para isso a prefeitura disponibilizou ônibus para o transporte dessas pessoas, após contato com o representante da rede de óticas, o Sr. Manoel Messias, que viabilizou um atendimento exclusivo aos pacientes e facilidades para a aquisição dos óculos. Segundo a prefeita Regina da Saúde (PTB), além dessas pessoas que estão sendo encaminhadas, “a Secretaria de Saúde também está atendendo a mais de 50 pacientes que foram identificados com Glaucoma e receberam a medicação indicada pelos oftalmologistas para o tratamento”. Durante a feira de saúde realizada no último dia 06 de abril, foram realizados 178 exames de vista por uma equipe de oftalmologistas disponibilizados pela prefeitura no Hospital Municipal João Vicente.

Deste total, foram identificados 52 pacientes com glaucoma. De acordo com a Coordenadora em Saúde, Bruna Brito, “essa parceria é importante porque a única referência para oftalmologia que temos é a UPAE, que tem uma demanda muito grande da região”. Para Pedro Teotônio, Secretário de Saúde, graças a parceria firmada entre a prefeita Regina e a rede de óticas, “estamos conseguindo diminuir a demandas por exames de vista, bem como aliviar a demanda da UPAE e reduzindo a fila de espera na regulação de consultas para essa especialidade”. Com a parceria, apenas os pacientes com problemas mais sérios na visão, a exemplo de pessoas com catarata, pterígio, entre outros problemas que afetam a vista da população. Na próxima semana, outros 16 pacientes serão encaminhados para consultas e exames em Garanhuns. Assim como os pacientes que já foram encaminhados, todos passaram por uma triagem feita por uma equipe da rede de óticas durante a feira de saúde.