Itaíba promove I Conferência da Promoção da Igualdade Racial

Nesta quarta-feira (27), a partir das 09h00 da manhã, a Prefeita Regina Cunha, abre oficialmente a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Social de Itaíba. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Augusto Honório da Paz.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, a conferência começa já às 08h com o credenciamento dos participantes, seguido de apresentação cultural às 08h30 e da abertura. Logo em seguida, às 10h, acontece a palestra magna da conferência com o tema “Pernambuco na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Os palestrantes que irão explanar e provocar a discussão do tema são Antônio Crioulo, Coordenador Estadual dos Quilombolas; e Marta Almeida, representante da Secretaria Executiva dos Conselhos de Pernambuco. Após a palestra serão definidos os grupos de trabalhos que foram divididos em quatro eixos:

I – “Do reconhecimento dos afrodescendentes”, que abordará conteúdos como o direito à igualdade de oportunidades e à não discriminação, educação em igualdade e conscientização e participação e inclusão;

II – “Da garantia de justiça aos afrodescendentes”, abordará os conteúdos: acesso à justiça, prevenção e punição de todas as violações de direitos humanos que afetem a população afrodescendente e sistema prisional;

III – “Do desenvolvimento dos afrodescendentes”, que abordará os seguintes conteúdos: direito ao desenvolvimento e medidas contra a pobreza, educação, empreendedorismo, emprego e renda, saúde e moradia;

IV – “Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes”, que tem como conteúdos: gênero, o que incluirá os direitos sexuais e reprodutivos e a violência obstétrica; religiões tradicionais de matriz africana; e lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros – LGBT.

Após as 13h30, acontece a plenária final da Conferência, seguida das deliberações e da eleição dos delegados que vão participar da Conferência Estadual no Recife.