Itaíba dá exemplo no atendimento a pacientes em tratamento fora de domicílio

Enquanto algumas cidades utilizam-se de ônibus velhos, sucateados e muitas vezes em condições precárias de trafegabilidade, a prefeitura de Itaíba vem desde o início do governo Regina Cunha, primeira mulher eleita para comandar os destinos do município priorizando a saúde como carro chefe do governo e investindo no chamado TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

Diariamente um ônibus sai de Itaíba rumo a Garanhuns para levar pacientes em tratamento na Unidade de Pronto Atendimento Especializada – UPAE e hospitais de referência. São cerca de 220 pessoas que vão se consultar com todo o apoio da Secretaria de Saúde todos os meses. Outros dois veículos, tipo Van equipada com ar-condicionado, seguem rumo a Recife com pacientes para tratamento fora de domicílio e Garanhuns para realizar sessões de hemodiálise. Somente no primeiro quadrimestre foram 600 pacientes transportados até Garanhuns.

Além disso, a Secretaria de Saúde também disponibiliza consultas de diversas especialidades em outras localidades, assim como cirurgias eletivas que são feitas no Estado de Sergipe através de uma parceria, permitindo a quem não tem condições da arcar com essas despesas recuperar sua saúde. Pelos menos 15 pacientes são submetidos mensalmente a cirurgias mais complexas sem nenhum custo.

O Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, destaca que todo esse trabalho é possível graças a determinação da Prefeita Regina Cunha que elegeu a Saúde como a prioridade das prioridades diante do quadro de abandono em que se encontrava o setor e a população assim que assumiu o governo. “Nossa meta é avançar e garantir uma assistência à saúde cada vez melhor para o povo”, disse Pedro.

Ele destacou ainda que uma unidade móvel de saúde vai até os locais mais distantes do município, aonde nunca havia chegado atendimento em saúde, com uma equipe de médico, enfermeiro, odontologistas, ACS e atendentes. Pelo menos 500 pessoas são atendidas mensalmente nesta ação. Na produção ambulatorial, já são cerca de 17 mil atendimentos ao longo desses sete meses, entre consultas e procedimentos diversos.

O SAMu voltou a atender ao povo

“Colocamos a casa em ordem e vamos agora começar a investir na ampliação e na melhoria dos serviços, trazendo novas conquistas para a população de Itaíba e todos os seus distritos e sítios, melhorando a qualidade de vida de nossa gente e recolocando Itaíba no rumo do desenvolvimento social e econômico” disse a prefeita Regina Cunha.

O resultado desse trabalho pode ser medido pela pesquisa administrativa realizada pelo Instituto Múltipla durante o mês de junho, quando apontou uma aprovação de 86,5% ao trabalho da prefeita Regina Cunha na área da saúde. Só de Ótimo e Bom foram 70,9%. Nesta mesma pesquisa, o governo Regina teve uma aprovação de 84,1%.

Itaíba tem uma população estimada de 26.362 habitantes segundo dados do IBGE de 2016 ocupando a 72ª posição no Estado em termos de população. Tem um PIB per capita de apenas R$ 6.263,51 na 144ª posição em Pernambuco e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,51. Tem uma Receita Orçamentária de R$ 50,1 milhões segundo dados do IBGE (2014). Pelo menos 91,1% das receitas são oriundas de fontes externas.