Assistência Social de Itaíba leva campanha do “Outubro Rosa” para os Cras

Centenas de mulheres dos Centros de Referência em Assistência Social da cidade de Itaíba e do Distrito de Negras receberam na última semana palestras educativa tendo como mote a campanha “Outubro Rosa”, de combate ao câncer do colo de útero. A campanha educativa foi coordenada pela Secretária de Assistência Social, Mércia Daniely.

Segundo ela, uma equipe multidisciplinar tendo à frente a psicóloga e representante do Programa Mãe Coruja, Ana Paula; e as técnicas do Cras: Lidiane de Lima (assistente social) e Maria Fabiana (psicóloga), além do apoio da Secretaria de Saúde, vem promovendo as palestras sobre o autoexame e a prevenção do câncer de mama para as mulheres itaibenses.

Em uma das palestras, a dona de casa Maria Adegilva Teixeira, fez um depoimento emocionado e esclarecedor da importância da prevenção. Ao realizar o autoexame ela identificou o início de um câncer de mama, fez o tratamento a tempo e hoje, 13 anos depois, comemora a cura.

Até o final deste mês as Secretarias de Assistência Social e de Saúde vão promover uma grande caminhada reunindo as mulheres de Itaíba, servidoras públicas e a população em geral para alertar contra a doença e estimular a prevenção.

Para a prefeita Regina Cunha, “esse trabalho vem reforçar o que já vem sendo feito pela Secretaria de Saúde em todas as unidades de saúde do município, orientando, prevenindo e cuidando da saúde das mulheres itaibenses com carinho, atenção e todo o cuidado que merecem”.